terça-feira, 6 de outubro de 2009

Livre expressão X Opressão acadêmica

E se falando em artes e em conflitos...começo falando sobre um dos grandes conflitos q existe na minha vida, a ARTE ACADEMICA. Devo dizer que a vida de uma livre pensadora que acredita no poder da livre expressão não á nada facil quando esta vive diariamente com o academicismo opressor de uma faculdade de artes.
Escolhi fazer artes pois quero fazer algo que eu possa me expressar livremente materializando meus pensamentos, sensações, ideologias, emoções e ideias. Então me vejo na faculdade,e vejo que por lá os pensamentos são bem diferentes dos meus, eles querem técnicas, técnicas técnicas,eu quero livre expressão, eles querem que no sigamos as regras eu quero ser livre para criar, regras, tecnicas são limitações e me impedem de poder me expressar livremente,eles querem uma arte burguesa eu quero uma arte acessivel a todos, eles querem estar no mercado e vender quadros, eu quero mostrar minhas idéias mais sinceras pro mundo, eles querem uma arte "armoniosa" e "equilibrada" segundo as técnicas que lhes foram insinadas, eu quero mostrar toda a desarmonia e o desiquilibriomais profundo que existe em mim.
E quanto mais eu bato de frente com eles...mais eu me fodo por la, qnt mais eu bato de frente cmg mesma mais eu evoluo, sou diariamente oprimida entre o "fazer livremente" e o "faça como estamos dizendo que e o certo"nao e facil chegar na faculdade e ter que escutar professores dizendo "aqui existem regras, e elas devem ser seguidas se tu não ta gostando tchau" traduzindo, isso me soa como algo do tipo : " aqui se fazem robozinhos, e não, não há oportunidades para individuos pensantes, se tu nao queres fazer parte da massa de robos aqui fabricados então de logo o fora,pois aqui continuará sendo formadas expressoes artificiais".
Sim tenho vontade de desistir e largar tudo, mas já se passaram dois anos e meio de conflitos estrondosos,e o que existe de bom nisso é que esses conflitos me fazem pensar, consequentemente me fazem crescer, e com certeza eu levarei de la uma certeza; a certeza de como nao quero ser.

12 comentários:

  1. Eu acho que qdo tu entrou na faculdade tu devia saber que é assim mesmo.
    Acho que tu pode se dividir e fazer trabalhos de mierda pra agradar os professores, e ganhar nota. Aprender as técnicas e regras, depois pensar sobre td isso e adaptar algo de bom que tu tire disso na tua forma de se expressar. Acho que tu pode fazer teus trabalhos, os legais, em paralelo com os deles - já que eles controlam tanto, são trabalhos deles - e tu teria duas linhas de trabalhos que, talvez, nunca se encontrariam. E uma teria fim junto com o curso.
    Mas acho que é válido tu tirar algo de proveitoso do que eles ensinam, continuar com tua forma de fazer arte e evoluir com eles.
    ps: vai tomar no teu cu, não dá pra comentar nessa merda.

    ResponderExcluir
  2. tem que fazer login e blablabla. Que merda.

    ResponderExcluir
  3. Isso aí nenem! concordo com vc! pra mim tecnica é importante, teoria tb, gosto de um trabalho com reflexão, gosto da teoria e da harmonia afinal trabalho com música... E vc? é o oposto e acho isso fantastico, a sua arte é caotica é contra tudo isso .. e esse É teu trabalho, tua expressão e deve ser respeitada e valorizada ! MARGINAL ESTRELA< ANJO CAIDO< FEITO DE JUJUBA! essa é você

    ResponderExcluir
  4. ahh sem comentar nas bonecas que brincam de pintar ... isso me deixa tão fraca... vejo aquelas telas com nada... vejo aquelas pessoas que não dizem nada... cade? cade a sentir? cade a votnade o pensamento, o conflito? cade? o amor, tesão paixão, ira....??? cade? o nojo a revolta... a lembrança de um sonho louco? cade os sonhos loucos? cade a LOUCURA?? cade as questão? as duvidas de crescimento? as mudanças as mutação? to cansando de não ver isso????? SEJAMOS LOUCOS, E ARTISTAS... SEJAMOS PAIXÃO! SEJAMOS AQUELES DE ROUPAS SUJAS!!!

    ResponderExcluir
  5. EXATAMENTE ANA, o meu proximo post eu atva epnxando em falar sobre as poucas pessoas q se salvam por lá..e que ME INTENDEM....tudo que tu falou, faço minhas as tuas plavras....
    cade toda e emoção que forma a arte? PORRA, é revoltante mesmo, e sobre oq tu disse de mim...nada como ter uma colega de atelie que vive DO MEU LADO (LITERALMENTE) pra compreender que meu "caotismo" SOU EU, NÃO ELES.
    hauahuahuaha....

    SEJAMOS AQUELES DE ROUPAS SUJAS!! (absolutamente)

    ResponderExcluir
  6. PEEEEH "Eu acho que qdo tu entrou na faculdade tu devia saber que é assim mesmo. "...ACREDITE eu entrei na inocencia e REALMENTE nem sonhava que seria como é...mas parte do que tu dissi eu concordo, algumas técnicas e conehcimentos realmente são bem vindos, mas naoq uero ter q fingir fazer algo pra poder ser aceita por lá, mas o pior é que é mais ou menos por ai mesmo....lamentavel. (fazer algo puramente para AGRADAR professores)

    ResponderExcluir
  7. cara, discordo em partes.
    se não fosse obrigatório a tecnica, isso não seria arte, se não existe tecnica nenhuma então eu também posso ser artista, eu ia ficar muito satisfeita de aprender tecnicas e aplicá-las em cima dos meus pensamentos e da minha forma de expressar, até pq se tu ficar feliz em não usar as técnicas qualquer um pode se 'expressar' e não existe merda maior do que alguem que ACHA que faz arte mas não tem conteúdo nenhum e nem técnica nenhuma..
    agora só falta as pessoas serem inteligentes suficiente para acoplar as 2 coisas.
    VIBRE fernandinha, tu tem acesso as técnicas e como faze-las agora nao deixa um leigo qualquer passar por cima das tuas tecnicas e pensamentos. ;@

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. É eu acho que em relação a tecnica.. embasamento sempre é bom!!!
    Mas é preciso ir além das bases!!
    Sabe, quando começei a fazer moda, me perguntei por q será q fotografia é só no sexto semestre, sendo que fotografia, não me parecia dependente de nehuma outra cadeira..
    Daí um coleguinha me disse: imagina se você largasse a camera na mão de uma criatura do primeiro semestre..
    Que bosta ela iria fazer!!
    Tecnica, cultura, são necessárias para exteriorizar, nossos sentimentos, emoções...
    Mas além de tecnica, realmente, um robo,uma criatura estática, sem expressão, sem subjetividade, não terá nada para experiorizar!!

    ResponderExcluir
  10. concordo ctg em partes ramon....alguns pontos é isso mesmoq ue tu dissi, tbm acredito que ter noção de técnicas é mt bom e util, desde que isso nao limite..mas enfim..descordo da parte do "imagina se largassem uma camera na mão de uma criatura do 1 semestre"....well....se fosse por isso eu nao teria começado a fotografar até hoje. pois fotografia mo meu curso é so lah pelo 4,5 semestre *a MINIMA noção de fotografia q eles dao por lá, jah que fotografia é algo que nao é "insinado" por lá.

    ResponderExcluir
  11. RAISSA
    bah.. concordo com a nanne..
    acredito que a arte contemporânea é tão desvalorizada aqui no brasil, por causa de loucura aonde tudo vira arte, e faz com que pessoas q nem tiveram um conhecimento na area virem artistas. o esquema é bem aquele a nanne disse, é saber unir essas técnicas a sua vontade de se expressar. e assim criar algo q agente ainda não viu, será ? iefuisus
    No texto tu se refere q querer fazer uma arte para todos, eu acho q a tua arte não é para todos, o teu publico alvo, é o jovem burguês, é ele que tem acesso a internet e as versões 'cool' que vai entender algum significado que tu queira expressar, para uma população sem conhecimento o mínimo q eles podem pensar é q bonita essas cores jogadas em uma tela. querendo ou não a arte é burguesa, e até o grafiti viro burguês, agora bona se tu quer fazer algo pela sociedade acho q tem muito mais lugares que tu pode ir buscar uma inspiração aqui no brasil.

    ResponderExcluir
  12. estou no aguardo do próximo post. o blog vai bombar! ;D

    ResponderExcluir