domingo, 19 de junho de 2011

Todos na luta na Marcha da Liberdade






Oi Genti!
Então vim conta pra vcs da Marcha da Liberdade que eu participei.
A marcha ocorreu ontem, no sabádo dia 18 de junho em diferentes lugares de todo o Brasil, em média 40 cidades participaram. Aqui na minha cidade em Santa Maria, uma quantidade representativa de manifestantes começaram a chegar por volta das 14h na concha acústica do parque Itaimbé, alias devo dizer que para a nossa cidade, apareceu até mais gente do que eu imaginava, e fiquei feliz por isso,talvez estejamos começando a deixar a acomodação de lado.

Com essa marcha reinvindicamos os mais diferentes tipos de liberdade,são diversas causas agregadas em uma só marcha, como a liberdade de orientação sexual livre de preconceitos, liberdade racial, cultural, liberdade das mulheres em relação as leis patriarcais e machistas, luta por uma sociedade igualitária, livre de violência e preconceito, assim tbm como a luta de liberdade de expressão. Dizem que temos o direito a "liberdade de expressão" mas quando queremos e vamos a ruas nos expressar, inúmeras vezes somos oprimidos, muitas vezes com violência, pela policia e até mesmo pela propria sociedade acorrentada a padrões conservadores, e quando me pergunto "Afinal o que é que os conservadores querem conservar?" só me vem um ponto principal entre tantos outros na mente: o preconceito. É isso que querem conservar.Lamentavél....

Marchamos por algumas ruas principais da cidade, saimos do Itaimbé e subimos, passando pela frente da prefeitura, passando pela praça saldanha Marinho, continuamos pelo calçadão, dando a volta na 24 horas e descendo o túnel, marchando pela Rio Branco em direção ao nosso ponto final, a Gare.

Eu não poderia deixar de aproveitar, e claro, antes da marcha desenhei mais uma das minhas mascaras revoltadas, daquelas que fazem parte da exposição que falei abaixo "cadáveres animados", mais uma vez as levei para manifestaçoes, junto com o povo, clamando por liberdade, e questionando o senso comum e conformismo em relação aos padrões socias.

Eu como sempre, fico enloquecida nessas marchas, pois eu quero participar, gritar, segurar cartazes, e também quero segurar a minha máscara, fotofrafar as pessoas, a marcha toda, depois quero q segurem as minhas mascaras pra mim poder fotografa-las em ação, quero fazer de tudo,então a seguir posto fotos de uma pessoa que não estava lá apenas para registrar a marcha de fora como muitos fotografos, jornalistas e derivados que vimos por ai, eu mostro a marcha pelo lado de dentro, de uma militante na luta.











Nenhum comentário:

Postar um comentário